top of page
  • Foto do escritorL´Arum Blanc

As Obras Monumentalistas do Arquiteto Paulo Mendes da Rocha e sua Expressão Minimalista em Concreto e Aço



Paulo Mendes da Rocha, Um Ícone da Arquitetura Brasileira

Paulo Mendes da Rocha, nascido em 25 de outubro de 1928 em Vitória, Espírito Santo, é reconhecido como um dos arquitetos mais proeminentes do Brasil e do mundo. Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, em 1954, iniciou sua carreira em meio a um período de efervescência cultural e transformações urbanas.


Influenciado pelas ideias de Le Corbusier e pelo modernismo europeu, Mendes da Rocha desenvolveu uma abordagem minimalista e funcionalista, explorando novas formas de integração entre a arquitetura e o espaço urbano. Sua trajetória profissional foi marcada pela audácia e inovação, desafiando convenções estabelecidas e explorando o potencial do concreto e do aço em seus projetos.


Como um dos expoentes da Escola Paulista que reuniu importantes nomes do Brutalismo, Mendes da Rocha destacou-se pela abstração e simplificação de formas e linhas, utilizando principalmente concreto armado e aço, características do que ficou conhecido como a nova monumentalidade. Ao longo de sua carreira, recebeu numerosos prêmios e reconhecimentos, incluindo o prestigiado Prêmio Pritzker, em 2006, considerado o Nobel da arquitetura.


As Obras mais Emblemáticas do Arquiteto

Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), São Paulo: Concluído em 1995, o MuBE é uma escultura em si mesmo, com um imponente pórtico de concreto armado que contrasta com as obras expostas, destaca-se pela arquitetura arrojada e pela integração harmoniosa com o entorno.


Sesc 24 de Maio, São Paulo: Inaugurado em 2017, reflete a visão de Mendes da Rocha sobre o papel dos espaços públicos na promoção da cultura e do bem-estar social.


Estação da Luz e Pinacoteca, São Paulo (restauração e requalificação): Mendes da Rocha foi responsável pela restauração e requalificação da icônica Estação da Luz, preservando seu valor histórico e cultural.


Prédio que atualmente abriga a SPHAUS, na Avenida Cidade Jardim, 924, São Paulo: Esta obra-prima da arquitetura contemporânea brasileira combina elementos que captam a essência da arquitetura, arte, cultura e tecnologia.


Desde março de 2023, a SPHAUS ocupa todo o prédio desta obra tão representativa do legado do arquiteto. Localizado no coração do Jardim Europa, o edifício é uma grande caixa de concreto que ganhou uma belíssima escada no centro, que faz o papel de destaque no amplo espaço térreo e de abrir caminho para o piso superior.


A novidade é que a L´ARUM BLANC lançará nos primeiros dias de março seu novo showroom na SPHAUS, nesse espaço icônico para a arquitetura brasileira. Banheiras de Imersão exclusivas da marca com diferentes acabamentos e formatos estarão em destaque em alguns ambientes do edifício. Como spoiler, antecipamos que haverá o lançamento de novos modelos, como a Banheira Biarritz, uma exclusividade em Solid Surface e na cor Black Matte.


Venha conhecer nossa nova casa na SPHAUS, na Avenida Cidade Jardim, 924, Jardim Europa, São Paulo, a partir de 6 de março.




15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page